sexta-feira, 15 de maio de 2015

Obentô: a marmita do Japão!

Konnichiwa minna-san!

Hoje vamos falar sobre comida! Você acha que marmita é coisa de pobre??? Pois saiba que no japão ela é uma unanimidade! Todos levam sua marmita, desde as criancinhas do jardim de infância até os presidentes de empresas importantes!

Bentō (弁当, べんとう, ou obentō) é como é chamada a marmita no Japão. Lá é muito comum estudantes e trabalhadores levarem a sua própria comida de casa. É uma prática tão comum que até mesmo altos executivos de empresas fazem isso. 



O hábito de levar obentô começa na infância onde os pais fazem os obentôs para os filhos levarem desde a pré-escola até o ensino médio. No caso das crianças os pais costumam fazer obentôs bem coloridos, com a comida desenhadinha parecendo bichinhos e personagens de desenhos infantis. Existem no Japão muitos sites, revistas e programas de TV especializados em ensinar a fazer essas marmitas.



No Ensino médio, quando os adolescentes começam a paquerar e namorar, é comum as meninas fazerem  em casa obentô para comer junto com o namorado, ou com o menino que gosta, e dividem até mesmo com os amigos.



Depois de casados, a dona de casa da família sempre se encarrega de fazer o obentô dos filhos e do marido. O preparo do obentô ainda é considerado uma habilidade essencial de uma dona-de-casa japonesa.
A partir da faculdade a vida passa a ser mais corrida, quem mora sozinho geralmente não tem tempo de preparar a sua própria comida. Muitos estudantes e pessoas que vivem sozinhas preferem comer em restaurantes de fast food, mas alguns ainda compram obentôs prontos em lojas de conveniência. Existem vários tipos de obentôs disponíveis para escolher.


Existem até regras para montar um bento balanceado de acordo com o tipo de comida e as cores e a aparência. A razão considerada ideal para montar um obentô equilibrado é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato), sendo considerada uma razão de 1:2:3.
Toda essa comida gostosa é acondicionada em caixinhas próprias chamadas bento bako e são confeccionadas em diversos materiais, tamanhos, cores e estampas. Para as crianças e meninas tem bento bako de bichinhos, animê, para adultos tem modelos casuais, coloridos, sóbrios ou sofisticadas e junto com eles são vendidos vários acessórios como bolsas para carregar as marmitas, garrafas térmicas para líquidos, talheres e conjuntos de hashi. Alguns conjuntos ao invés de uma bolsa, vem um lenço de tecido colorido porque tradicionalmente os japoneses embrulhavam as bento bako neles com uma técnica chamada de furoshiki (sobre o qual eu vou falar em um outro post). Algumas bento bako são especiais como as usadas para acondicionar a comida do ano-novo que são de madeira revestida de laca com desenhos tradicionais e tem três  (sim, eu disse três) andares! As bento bakos grandes são geralmente usadas em piqueniques e saídas de campo, onde um grande número de pessoas vão usufruir da refeição.




Eu costumo levar marmita para o trabalho, e aqui em Porto Alegre eu encontrei uma marmiteira em estilo bento bako, pequena e com divisória, e em um dos Bazares da ACJ encontrei um lenço japonês que combina com ela então eu levo o meu obentô enrolado no lenço com a técnica de furoshiki, olha só:



E como vocês podem ver pela foto, não serve só para comida japonesa, eu levo a minha comida brasileiríssima e adapto ao sistema japonês. nessa foto o meu bentô estava incompleto, eu ainda levei uvas e queijo como sobremesa.

Espero que tenham gostado!
Ja matta ne!