じこしょうかい (Auto-Apresentação)



 O Japão é um lugar em que exitem muitas formalidades. Uma delas é fundamental logo quando se conhece alguém, ou se é apresentado a alguém. É o じこしょうかい (jikoshoukai). Jikoushoukai, significa auto-apresentação, ou seja é você se apresentar a alguém, mas não de qualquer forma. A apresentação depende de com quem você esta falando e a ocasião. Então aproveito este post para explicar essa curiosidade e fazer a minha apresentação.
Meu nome é Liziane Zimmer, eu tenho 29 anos, sou formada em História e moro em Porto Alegre/RS. Meu interesse pelo Japão começou no final dos anos 80, assistindo Tokusatsu pela extinta TV Manchete, passando pelos primeiros animes, no início dos anos 90. Por volta de 2002 os animes passaram a rarear na TV aberta e pouco a pouco o meu contato com a cultura Japonesa também foi ficando para trás. Eu não tinha computador para acompanhar as séries com é possível fazer hoje. No ano seguinte que eu me formei em História, em 2009 comecei a dar aula em um projeto do Governo Federal, e lá conheci uma colega que estudava Japonês. Neste momento eu percebi que o meu interesse e curiosidade pelo Japão não estava morto, apenas adormecido, e ele havia voltado com tudo. Nesse ano eu comprei o meu primeiro computados e passei a acompanhar animes e mangás pela internet. Quanto mais eu lia, mais curiosidade eu tinha e esse interesse passou para a culinária, moda, música e comportamento. Cada vez eu queria aprender mais e mais sobre o Japão. Eu passei a estudar Japonês por conta própria e a pesquisar muito na internet. Mas ainda achava insuficiente.    
Eu começei a procurar se havia em Porto Alegre alguma coisa ligada ao Japão. E descobri a ACJ. A ACJ é a Associação de Cultura Japonesa de Porto Alegre. Eu me associei e passei a frequentar os bazares que eles promovem. E observando durante um tempo eu vi que a cultura Japonesa é um pouco fraquinha e escondida na minha cidade e decidi fazer alguma coisa para promove-la e incentivar outras pessoas a conhecê-la. Também pensei nos inúmeros fãs da cultura que não conseguem ter m contato mas profundo com ela em função disso. Foi daí que nasceu a página do Facebook "O Japão em Porto Alegre", como uma tentativa de mostrar uma pouco da ainda tímida cultura Japonesa em Porto Alegre. E através dela, eu decidi criar o blog.
Então, esta é um pouco da minha história! Espero que gostem do blog e curtam a página, afinal ela é feita para vocês!


よろしく、おねがいします!

Yoroshiku, onegai shimasu!
                                                     (Por favor, cuidem de mim!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário