terça-feira, 15 de abril de 2014

Sangha Jisui Zendo- Budismo Soto Zen Japonês em Porto Alegre.

Prática de meditação Zazen na Sede da Sangha.


Você
sabia que em Porto Alegre existe uma comunidade de prática budista Japonesa? Conheça agora a Sangha Jissui Zendô!

O que é uma Sangha:

Sangha ( Pali : सङ्घ Sangha; sânscrito : संघ samgha; chinês : 僧伽; pinyin : Sēngjiā  ; tibetano : དགེ་འདུན་ dge 'dun ) é uma palavra em Pali e Sânscrito que significa "associação", " montagem "  ou "comunidade "e mais comumente refere-se no budismo para a comunidade monástica de monges budistas ordenados ou freiras . A Sangha também inclui leigos e leigas que  pessoalmente desejam praticar o Dhamma.


Motivada pelos ensinamentos sobre as Águas de Compaixão de Kannon Bodisatva, nasceu, em maio, 2007, esta Sanga de Porto Alegre, RS, com o nome “Sanga Soto Zen Águas de Compaixão” ou “Jisui Zendô” (nome em japonês).


Ligada à escola Soto Zen Japonês, através de seu escritório para a América do Sul (Sokan-bu) e a Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul (Templo Busshinji) de São Paulo, é uma Sanga que deseja acolher a todos, cada um de acordo com a sua necessidade e vontade, e oferecer àqueles que assim desejarem, um caminho de profunda auto-transformação, de acordo com os ensinamentos do Budismo Soto Zen e sob a orientação espiritual da Monja Isshin Havens. Oferece diversas atividades, como a prática do Zazen, Zazenkai, Prática Cerimonial, aulas de Fukudenkai e Baika. Também oferece cursos especiais e palestra de Dharma, além de futuramente, aulas de Taiko (tambor Japonês).


Monja Isshin Havens

A Sangha está localizada no seguinte endereço:

Jisui Zendô – Sanga Águas da Compaixão
R. Eliziário Goulart da Silva, 93 – CEP 91040-430 Porto Alegre, RS
(antiga Rua Vista Alegre)
Bairro Cristo Redentor (atrás do Hospital Cristo Redentor).
Telefone: (51) 3085-7476.

Maiores informações:

Blog da Monja Isshin: http://monjaisshin.wordpress.com/




sábado, 12 de abril de 2014

Nikuman: Pão recheado cozido no vapor





 Semana passada eu fui ao bazar da ACJ e comprei nikuman  (肉まん). Nikuman é um tipo de pão recheado de carne de porco, gengibre e repolho cozido no vapor de origem chinesa, e que os japoneses adoram. O nome nikuman, deriva de  "niku" (que significa carne) e  "man" (de manju). Aí vocês vão pensar: Ué? Manju não é um doce??? Pois é, foi isso que pensei, até descobrir que o "man"  do manju significa "pão ou "bolo". Além disso também descobri que existe "nikuman" doce.




O nikuman é vendido em várias lojas de conveniências do Japão. Aqui em Porto Alegre tem algumas famílias que fazem e vendem por exemplo nos bazares da ACJ e também nos Matsuris da cidade.


Existe uma  grande variedade de nikuman e eu vou listar agumas agora:

Tradicionais:

Butaman (豚まん butaman): nikuman de carne de porco. Esse é o nome pelo qual ele é chamado na região de Kansai. É o mais comum e o que eu sempre compro. Uma delícia!
Anman (あんまん): é o nikuman com recheio de feijão azuki.
Kare-man (カレーまん): com recheio de curry.
Tem também o nikuman de frango, mas eu não achei a nomenclatura tradicional, então vou apenas mencioná-lo para não passar batido.

Konbini:

Esses sabores são vendidos nas lojas de conveniência, sendo que existem ainda outras que não estão listadas aqui. Cada loja de conveniência cria suas próprias variedades.

Cream cheese man: com recheio de creme de queijo.
Pizza man: nem precisa falar né?
Choco-man: recheio de chocolate. 


Aqui embaixo está o vídeo do canal Cooking With the Dog onde o Francis e a sua ajudante ensinam a fazer o nikuman. Itadakimasu!




Ja ne!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Abril: primavera, sakuras e hanami!

Ohayou minna-san!

Abril começou e com ele no Japão um novo ano letivo. Com o início da primavera as cerejeiras estão carregadas de flores e tem início uma deliciosa atividade: o Hanami ((花見).
Hanami significa literalmente "observar as flores". Os parques ficam cheios de pessoas que fazem piqueniques embaixo das flores de cerejeira para apreciar sua florada, já que isso acontece apenas durante um curto período de tempo (no máximo 15 dias).

Hanami durante o dia

Famílias, casais, grupos de amigos, colegas de trabalho e escola preparam obentôs com comidas deliciosas e às vezes com temáticas de sakuras para a ocasião.
Isso pode ser feito tanto de dia quanto à noite (chamado de yozakura 夜桜, "sakura noturno").

Yozakura

A prática do hanami é feita há muitos séculos. Dizem que o costume começou durante o período Nara (710 - 794) quando era o florescimento do ume (ameixeira) que as pessoas admiravam no começo. Mas no período Heian (794 - 1185), a sakura começou a atrair mais atenção e o hanami virou sinônimo de sakura.

O sakura era originalmente usado para comemorar a colheita e para anunciar a estação de plantação de arroz. As pessoas acreditavam no kami no interior das árvores e faziam oferendas. Depois, eles passaram a oferecer saquê.
O Imperador Saga do período Heian adotou esta prática e organizou festas de contemplação de flores com sakê e banquetes de baixo das flores das árvores de sakura na Corte Imperial de Kyoto. Poemas seriam escritos louvando as delicadas flores, que eram vistas como uma metáfora da própria vida, brilhantes e bonitas mas efêmeras e transitórias. Fala-se que esta é a origem do hanami no Japão.
O costume foi originalmente limitado à elite da Corte Imperial, mas logo se espalhou pela sociedade samurai e, no período Edo, para o povo em geral. Tokugawa Yoshimune plantou grandes áreas com árvores de cerejeira para encorajar isto. Sob as árvores de sakura, as pessoas comiam e bebiam sake em alegres banquetes.

Aqui no brasil as cerejeiras florescem em julho no inverno. Pode parecer estranho mas se você notar as fotos do Hanami no japão, vai perceber que as pessoas ainda estão usando casacos pesados. Isso significa que o inicio da primavera lá é bem frio (não esqueça que no japão neva durante o inverno). Então aqui o início do nosso inverno (principalmente no sul) é perfeito para a florada das sakuras. Eu voltarei a falar sobre o assunto mais próximo da época, mas é só para que vocês fiquem sabendo que é possível fazer hanami aqui também, para que gosta.

Fonte: Wikipedia

Ja ne!