quarta-feira, 2 de abril de 2014

Abril: primavera, sakuras e hanami!

Ohayou minna-san!

Abril começou e com ele no Japão um novo ano letivo. Com o início da primavera as cerejeiras estão carregadas de flores e tem início uma deliciosa atividade: o Hanami ((花見).
Hanami significa literalmente "observar as flores". Os parques ficam cheios de pessoas que fazem piqueniques embaixo das flores de cerejeira para apreciar sua florada, já que isso acontece apenas durante um curto período de tempo (no máximo 15 dias).

Hanami durante o dia

Famílias, casais, grupos de amigos, colegas de trabalho e escola preparam obentôs com comidas deliciosas e às vezes com temáticas de sakuras para a ocasião.
Isso pode ser feito tanto de dia quanto à noite (chamado de yozakura 夜桜, "sakura noturno").

Yozakura

A prática do hanami é feita há muitos séculos. Dizem que o costume começou durante o período Nara (710 - 794) quando era o florescimento do ume (ameixeira) que as pessoas admiravam no começo. Mas no período Heian (794 - 1185), a sakura começou a atrair mais atenção e o hanami virou sinônimo de sakura.

O sakura era originalmente usado para comemorar a colheita e para anunciar a estação de plantação de arroz. As pessoas acreditavam no kami no interior das árvores e faziam oferendas. Depois, eles passaram a oferecer saquê.
O Imperador Saga do período Heian adotou esta prática e organizou festas de contemplação de flores com sakê e banquetes de baixo das flores das árvores de sakura na Corte Imperial de Kyoto. Poemas seriam escritos louvando as delicadas flores, que eram vistas como uma metáfora da própria vida, brilhantes e bonitas mas efêmeras e transitórias. Fala-se que esta é a origem do hanami no Japão.
O costume foi originalmente limitado à elite da Corte Imperial, mas logo se espalhou pela sociedade samurai e, no período Edo, para o povo em geral. Tokugawa Yoshimune plantou grandes áreas com árvores de cerejeira para encorajar isto. Sob as árvores de sakura, as pessoas comiam e bebiam sake em alegres banquetes.

Aqui no brasil as cerejeiras florescem em julho no inverno. Pode parecer estranho mas se você notar as fotos do Hanami no japão, vai perceber que as pessoas ainda estão usando casacos pesados. Isso significa que o inicio da primavera lá é bem frio (não esqueça que no japão neva durante o inverno). Então aqui o início do nosso inverno (principalmente no sul) é perfeito para a florada das sakuras. Eu voltarei a falar sobre o assunto mais próximo da época, mas é só para que vocês fiquem sabendo que é possível fazer hanami aqui também, para que gosta.

Fonte: Wikipedia

Ja ne!







Um comentário: