sábado, 31 de maio de 2014

Fujinkai: As guardiãs das Tradições


Este ano participei da Comissão Organizadora do 2º Hanamatsuri de Porto Alegre e fiquei responsável pela coordenação de dança. Foi um desafio para mim, pois eu nunca havia feito isso, mas valeu cada muito pelas coisa que aprendi e pela experiência que obtive. Organizar um evento desse porte é muito trabalhoso mas a recompensa vale todo o esforço e compensa qualquer cansaço, ansiedade, dores musculares e notes mal dormidas.
Durante a organização, Isshin sensei pediu para que eu a Sati Tanaka fossemos até o Fujinkai aprender a dançar o Bon Odori. Eu fiquei muito feliz por poder me aproximar delas, pois o Fujinkai é um grupo bem fechado. Mas no único dia que eu estive com elas para aprender,  apesar da reserva do início aos poucos com conversas e danças fomos nos conhecendo e a verdade é que passamos uma tarde maravilhosa com essas senhoras e elas são muito simpáticas. O contato com elas me fez  buscar mais informações sobre o que é o Fujinkai, e essas informações são o que eu trago para vocês.


O Fujinkai (婦人会) é a associação de mulheres da Comunidade Japonesa.  Geralmente é formada pelas senhoras mais velhas e tem por objetivo Guardar as tradições da cultura Japonesa. Elas  organizam cerimoniais, ensinam culinária, dança, artesanato, promovem festas e bazares pelo bem da comunidade Japonesa.

Aqui em Porto Alegre, o fujinkai é um pequeno grupo de senhoras que se reúnem para treinar e se apresentar a Dança Tradicional Japonesa. Elas costumam se apresentar em festivais encontros da comunidade.

Bon Odori

O Odori foi uma das atrações do nosso festival. Soube que enquanto dançávamos o odori, havam pessoas pesquisando na internet do celular para saber o que era. Todo matsuri tem Odori onde todo mundo canta e dança junto. Por isso resolvi fazer esse post explicando o que é. 

A hora da dança do Bon Odori no Japão

Odori(おどり são as danças tradicionais e folclóricas japonesas. elas são dançadas em todo festival (matsuri), e se originaram, no Bon Odori, um dos festivais mais populares e importantes do Japão.
Originalmente, o Bon Odori (em japonês O-bon お盆 ou simplesmente Bon盆?) é um festival que ocorre anualmente durante o verão entre Julho e Agosto, no Japão (verão nórdico), sempre após o Pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.
Conta-se que o Bon Odori surgiu com um discípulo de Buda, chamado Mokuren. Com uma força de inspiração extraordinária, Mokuren tornou-se capaz de ver qualquer recanto do mundo, descubrindo sua falecida mãe no mundo das trevas. Triste, procurou por Buda no intuito de salvá-la.
Para Buda, o recurso seria reunir todos os monges para fazer a maior oferenda possível. Feito isso, a mãe de Mokuren foi salva e renasceu no mundo da paz. Feliz, Mokuren inicia a dança que se transformaria no que hoje é conhecida como Bon Odori, expressão de alegria e paz.
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.
A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min'yo. 

Tanko Bushi

A dança consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.
Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. Durante o Banho de lama celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas, e depois apagam, saudosamente lembrando da sabedoria dos
antepassados.
O Bon também é celebrado em comunidades de imigrantes japoneses e seus descendentes e amigos fora do Japão: Por exemplo nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e em Brasília, no Brasil; e nos estados de Oregon, Washington e na Califórnia, nos Estados Unidos.
No brasil, alguns festivas são realizados há mais de  40 anos, como em Atibaia no Interior de São Paulo.
As músicas mas tradicionais tocadas no Bom Odori são: Souma Bon Uta, Soran Bushi, Tanko Bushi, Tokyo Ondo, Matsumoto Bon Bom e Hana no Nippon Sou Odori.

Hana no Nippon sou Odori dançado na Califórnia

As duas músicas dançadas no Hanamatsuri de Porto Alegre, foram Tanko Bushi(炭坑节 ) , que fala sobre a mineração e a dança que o acompanha mostra ações em minas, como cavar, empurrando um carrinho ou pendurar uma lanterna; A outra música é Hana no Nppon Sou Odori que é típica da primavera, convidando as flores de cerejeira a florescer. No Japão as sakuras começam a florir a partir do Sul do Japão onde é mais quente, para o norte, e leva aproximadamente um mês para acontecer em todo o país.
Aqui em Porto Alegre o Odori é dançado no Festival do Japão, no Hanamatsuri e em qualquer outro evento da comunidade japonesa. Espero que todos aprendam a dançar e se animem a dançar com a gente!

Ja ne!


Hanamatsuri Porto Alegre 2014

Konnichiwa minna! Ogenki desu ka?

Uma semana se passou desde o fim do Hanamatsuri de Porto Alegre, e agora finalmente depois de descansar um pouco posso voltar a escrever novamente para o blog. Para compensá-los teremos hoje não um, mas três posts relacionados ao que se passou no festival.
Foi a minha primeira vez participando ativamente da organização de um festival desse tamanho, e olha dá muito trabalho, mas no final tivemos um ótimo resultado, valeu muito a pena cada dor muscular sentida no dia seguinte! Ao longo do mês  de abril e maio foram duas reuniões semanais com a equipe da comissão decidindo decoração, montagem de palco, estande e correndo atrás das mais diversas atrações.

O que é o Hanamatsuri??

O Hanamatsuri comemora o nascimento de Buda e no Japão é comemorado no dia 8 de abril. Na Índia e países vizinhos do Sudeste Asiático, o aniversário de Buda é comemorado no dia de lua cheia do Vaisakha mês do calendário budista e do calendário hindu, que geralmente cai em abril ou maio no calendário gregoriano ocidental.  Na China e na Coréia, é celebrada no oitavo dia do quarto mês do calendário lunar chinês. A data varia de ano para ano no calendário gregoriano ocidental, mas geralmente cai em abril ou maio. Em anos bissextos, pode ser celebrado em junho.

Hanamatsuri (花祭り) significa “festa das flores” e tal nome deve-se à história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, Ele deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.


Cortejo
Portanto, toda a decoração do evento é repleta de flores e demais detalhes ligados ao Budismo. Além disso, acontece o cortejo no qual vários monges e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o Hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a imagem de Buda ainda criança. Depois disso os visitantes podem ir ao Hanamido participar do Kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir  paz e sorte para o resto do ano.


Hanamido
No Brasil o Hanamatsuri é celebrado em São Paulo desde 1966 com duração de uma semana. Em Curitiba ele acontece desde 2015 e dura 2 dias. 
Em Porto Alegre, esta é a segunda edição do evento. O Hanamatsuri é organizado pela comunidade budista com a participação e ajuda da comunidade nippo-brasileira (Associações culturais e comerciais) e apoio da Prefeitura. 

As principais atrações dividem-se entre apresentações de dança, canto e artes marciais que acontecem no palco principal e palestras diversas que acontecem na parte interna da Usina do Gasômetro. 

Dança Tradicional Japonesa

Também tem espaço para os amantes de cultura pop japonesa, como anime, manga , cosplay e moda japonesa. Acontecem também oficinas, este ano tinha oficina de origami, dança do ventre, filtro dos sonhos, etc.  Ao final do evento duas bandas tocaram, a banda A'urea e The Dharma Lovers, uma banda em conhecida aqui em PoA. Quem sabe ano que vem não teremos uma banda de Anime song também? (expectativa!!!). 

Artes Marcais

A gastronomia é a parte que complica um pouco, não por causa da qualidade e variedade, o problema é conseguir deixar ela nos padrões que a SMIC exige, e gente esse é só o segundo festival, ainda não conseguimos deixar ele do jeito que a gente quer, mas vamos nos esforçar para fazer melhor a cada ano! Além de tudo isso tinha também  os estandes: muito artesanato japonês (origami, bambu, tecido), as tradicionais lojas de artigos otakus (almofadas, camisetas, kigurumis, toucas, chaveiros, perucas, bottons, luvas, etc) exposição e vendas de orquídeas, artesanato em pvc, roupas hippies, havia também dois estandes oferecendo shiatsu, além de estandes institucionais ( Memorial da Imigração Japonesa do RS e Jisui Zendo- Sanga Águas da Compaixão).

Estandes
Em grande parte o Hanamatsuri de Porto Alegre segue o padrão dos outros estados, mas aqui, como a comunidade japonesa além de pequena é um pouco tímida resolvemos organizá-lo de forma a integrar  mais a comunidade japonesa à cultura da cidade, por isso  a programação não apenas inclui atrações budistas e japonesas, mas também contém elementos da cultura local e inter-religioso, com a participação do Grupo de Diálogo inter-religioso de Porto Alegre nas festividades de abertura (onde participam muçulmanos, cristãos, budistas, afro religiosos e indígenas), e a participação de grupos de canto e dança tradicional gaúcha, portuguesa e africana. 
O Hanamatsuri de Porto Alegre, ganha também um epíteto o de "Festival da Paz", pois além do caráter religioso e cultural ele promove também a cultura de paz através da integração das diversas culturas que convivem na nossa cidade.
Se você participou do Hanamatsuri este ano envie um comentário com as suas impressões, e se não participou deixe sugestões para o festival do ano que vem! Você pode curtir todas as fotos do festival nos links abaixo! Aproveite e curta a página do Hanamatsuri no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!


Ja ne!