sábado, 31 de maio de 2014

Fujinkai: As guardiãs das Tradições


Este ano participei da Comissão Organizadora do 2º Hanamatsuri de Porto Alegre e fiquei responsável pela coordenação de dança. Foi um desafio para mim, pois eu nunca havia feito isso, mas valeu cada muito pelas coisa que aprendi e pela experiência que obtive. Organizar um evento desse porte é muito trabalhoso mas a recompensa vale todo o esforço e compensa qualquer cansaço, ansiedade, dores musculares e notes mal dormidas.
Durante a organização, Isshin sensei pediu para que eu a Sati Tanaka fossemos até o Fujinkai aprender a dançar o Bon Odori. Eu fiquei muito feliz por poder me aproximar delas, pois o Fujinkai é um grupo bem fechado. Mas no único dia que eu estive com elas para aprender,  apesar da reserva do início aos poucos com conversas e danças fomos nos conhecendo e a verdade é que passamos uma tarde maravilhosa com essas senhoras e elas são muito simpáticas. O contato com elas me fez  buscar mais informações sobre o que é o Fujinkai, e essas informações são o que eu trago para vocês.


O Fujinkai (婦人会) é a associação de mulheres da Comunidade Japonesa.  Geralmente é formada pelas senhoras mais velhas e tem por objetivo Guardar as tradições da cultura Japonesa. Elas  organizam cerimoniais, ensinam culinária, dança, artesanato, promovem festas e bazares pelo bem da comunidade Japonesa.

Aqui em Porto Alegre, o fujinkai é um pequeno grupo de senhoras que se reúnem para treinar e se apresentar a Dança Tradicional Japonesa. Elas costumam se apresentar em festivais encontros da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário