sábado, 31 de maio de 2014

Bon Odori

O Odori foi uma das atrações do nosso festival. Soube que enquanto dançávamos o odori, havam pessoas pesquisando na internet do celular para saber o que era. Todo matsuri tem Odori onde todo mundo canta e dança junto. Por isso resolvi fazer esse post explicando o que é. 

A hora da dança do Bon Odori no Japão

Odori(おどり são as danças tradicionais e folclóricas japonesas. elas são dançadas em todo festival (matsuri), e se originaram, no Bon Odori, um dos festivais mais populares e importantes do Japão.
Originalmente, o Bon Odori (em japonês O-bon お盆 ou simplesmente Bon盆?) é um festival que ocorre anualmente durante o verão entre Julho e Agosto, no Japão (verão nórdico), sempre após o Pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.
Conta-se que o Bon Odori surgiu com um discípulo de Buda, chamado Mokuren. Com uma força de inspiração extraordinária, Mokuren tornou-se capaz de ver qualquer recanto do mundo, descubrindo sua falecida mãe no mundo das trevas. Triste, procurou por Buda no intuito de salvá-la.
Para Buda, o recurso seria reunir todos os monges para fazer a maior oferenda possível. Feito isso, a mãe de Mokuren foi salva e renasceu no mundo da paz. Feliz, Mokuren inicia a dança que se transformaria no que hoje é conhecida como Bon Odori, expressão de alegria e paz.
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, voltando das grandes cidades aos seus lugares de origem.
A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min'yo. 

Tanko Bushi

A dança consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar.
Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período. Durante o Banho de lama celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas, e depois apagam, saudosamente lembrando da sabedoria dos
antepassados.
O Bon também é celebrado em comunidades de imigrantes japoneses e seus descendentes e amigos fora do Japão: Por exemplo nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e em Brasília, no Brasil; e nos estados de Oregon, Washington e na Califórnia, nos Estados Unidos.
No brasil, alguns festivas são realizados há mais de  40 anos, como em Atibaia no Interior de São Paulo.
As músicas mas tradicionais tocadas no Bom Odori são: Souma Bon Uta, Soran Bushi, Tanko Bushi, Tokyo Ondo, Matsumoto Bon Bom e Hana no Nippon Sou Odori.

Hana no Nippon sou Odori dançado na Califórnia

As duas músicas dançadas no Hanamatsuri de Porto Alegre, foram Tanko Bushi(炭坑节 ) , que fala sobre a mineração e a dança que o acompanha mostra ações em minas, como cavar, empurrando um carrinho ou pendurar uma lanterna; A outra música é Hana no Nppon Sou Odori que é típica da primavera, convidando as flores de cerejeira a florescer. No Japão as sakuras começam a florir a partir do Sul do Japão onde é mais quente, para o norte, e leva aproximadamente um mês para acontecer em todo o país.
Aqui em Porto Alegre o Odori é dançado no Festival do Japão, no Hanamatsuri e em qualquer outro evento da comunidade japonesa. Espero que todos aprendam a dançar e se animem a dançar com a gente!

Ja ne!


Nenhum comentário:

Postar um comentário