segunda-feira, 3 de março de 2014

Hina Matsuri: O dia das Meninas




Konnichiwa minna-san!

Hoje dia 3 de março é comemorado no Japão o Hina Matsuri, o Festival das Meninas. Neste dia as meninas montam seus altares, chamados de "hinadan"com suas bonecas representando a corte imperial do período Heian (794-1185). Cada elemento do altar de bonecas tem um significado. É um festival para pedir que as meninas tenham saúde e consigam um bom casamento quando crescerem. Estas plataformas variam em número, de três a sete, dependendo apenas da situação financeira de seus donos (ou seja: quem tem mais grana, compra mais bonecas representando um cortejo inteiro e coloca mais plataformas para exibi-las). Como muitas famílias japonesas vivem em casas pequenas (ou com orçamento apertado), hoje em dia são muito populares versões com apenas o casal imperial, que dispensam as plataformas espaçosas.
Um jogo completo pode custar até 3 mil dólares, por isso esses conjuntos costumam ser passados de uma geração para outra como um bem de família. A menos que já exista um conjunto dessas bonecas para ser passado de geração a geração, pais ou avós têm de adquiri-las quando nasce uma filha na família, e o primeiro Hina Matsuri dela é chamado de Hatsu zekku (初節句 ou 初節供), Primeiro Festival Sazonal.

Imagem de um hinadan completo.

No dia 03 de Março, a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o hishimochi (bolinho doce de arroz) e o sakê sem álcool. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.

As meninas recebem os amigos em casa neste dia

A maioria das famílias monta esse conjunto em meados de fevereiro e o guarda imediatamente após o encerramento do festival, porque existe uma superstição que diz que aquelas que demoram muito para desmontar e guardar as bonecas enfrentarão muitas dificuldades para conseguir casar suas filhas.
Flores de pêssego, que simbolizam um casamento feliz, são elementos decorativos indispensáveis neste festival. As flores incorporam todas as qualidades consideradas como altamente desejáveis em uma mulher (pelo menos, na sociedade japonesa): delicadeza, elegância e serenidade.

Nos sete degraus do Hinadan estão dispostos de cima para baixo:

Primeira plataforma:

A plataforma superior contém duas bonecas, conhecidas como bonecas imperiais (内里雏 dairi-bina). Estes são o Imperador (御内里 Odairi-sama) segurando um bastão e a Imperatriz (御雏 Ohime-sama ) segurando um leque de cipreste. A palavras dairi significa "palácio imperial", e hime significa "menina" ou "princesa".
As bonecas são normalmente colocados na frente de um biombo dourado(屏风) e colocados ao lado de árvores verdes de um jardim japonês.
Ocasionalmente pode haver também dois castiçais, chamados bonbori (雪洞), e as lanternas de papel ou de seda que são conhecidos como hibukuro (火袋), que geralmente são decorados com flores de cerejeiras ou ameixeiras.
Conjuntos completos que incluem acessórios colocados entre as duas figuras, conhecidas como Sanbo Kazari (三方饰), compostos de dois vasos de  ramos de pêssego artificial chamados de  kuchibana (口花).
O arranjo tradicional tem o Imperador à direita, enquanto arranjos modernos tinha ele à esquerda (do ponto de vista do espectador).

Segunda plataforma:

Na plataforma imediatamente abaixo do casal imperial são colocadas três damas da corte para servir-lhes saquê chamadas de san-nin kanjo (三人官女). Cada uma segura um equipamento para servir sake. Olhando da esquerda para a direita, podemos ver uma dama em pé, trazendo o que parece uma chaleira na mão direita que é um porta-sake, o chōshi (銚子). Esta dama é chamada de Kuwae no chōshi (加えの銚子).
No centro, há uma dama sentada, a Sanpou (三方), segurando uma mesinha com um espécie de pires em cima. Este "pires" é o sakazuki (), um dos tipos de recipientes utilizados para beber saquê.
Por último, à direita, está a terceira das damas, a Nagae no choushi (長柄の銚). Ela também está em pé e segura um copo de cabo longo contendo saquê para servir ao casal imperial.
Em alguns conjuntos de bonecas hina, o sakazuki e a mesinha sem pernas que essa dama carrega são substituídos por um arranjo de flores de ameixa, bambu e galhos de pinheiro, o Shōchikubai (松竹梅 lit. pinheiro, bambu, ameixa) em cima de uma mesinha de quatro pernas. Este conjunto (arranjo mais mesinha) tem o nome de shimadai (島台), e simboliza a ilha da juventude eterna. Neste local mítico existe o elixir da vida (em alguns relatos, o elixir é substituído por uma fruta especial) e, quem o beber (ou comer, no caso da fruta) terá vida eterna.
Uma curiosidade: a sanpou é a única mulher casada dentre as três damas da corte, fato evidenciado por ser a portadora do shimadai, ornamento típico de casamentos e por ter as sobrancelhas raspadas (pelo visto, somente as mulheres casadas de antigamente podiam raspar as sobrancelhas).

Terceiro plataforma:

O terceiro nível tem os cinco músicos da Orquestra Imperial chamados de  Gonin Bayashi (五人囃子). Cada um tem um instrumento musical, exceto o cantor, que segura um leque.

Da esquerda para a direita, do ponto de vista do espectador, eles são:
Pequeno tambor Taiko (太鼓), sentado,
Tambor Grande Ōtsuzumi (大鼓), em pé,
Tambor de mão Kotsuzumi (小鼓), em pé,
Flauta Fue (), ou Flauta transversal Yokobue (横笛), sentado,
Cantor Utaikata (謡い方), segurando um leque dobrado na mão direita (扇子), em pé.

Quarta plataforma:

Dois ministros (Daijin) podem ser exibidas na quarta camada: o Ministro da Direita ( Udaijin) e do Ministro da Esquerda ( Sadaijin). O Ministro do Direito é retratado como uma pessoa jovem, enquanto o Ministro da esquerda é muito mais velho. Também, porque os bonecos são colocados em posições em relação ao outro, o Ministro da Direita será no visualizado à esquerda e o Ministro da Esquerda estará à direita do espectador. Ambos são, por vezes, equipado com arcos e flechas.
O lado esquerdo era considerado superior na antiga corte japonesa. Por isso, um homem mais velho e supostamente mais sábio era frequentemente escolhido para ocupar este importante cargo. Do mesmo modo, o boneco representando o sadaijin possui uma longa barba branca e é mais velho do que o boneco do udaijin.
Entre as duas figuras estão duas  tigelas kakebanzen (挂盘膳), também conhecido como O-zen (お膳), bem como arquibancadas em forma de diamante hishidai (菱台). Logo abaixo os ministros: no mais à direita, uma bergamoteira, Ukon no Tachibana (右近の橘), e na esquerda, uma árvore de flor de cerejeira Sakon no sakura (左近の桜).

Quinta plataforma:

O quinto nível, entre as plantas, tem três ajudantes ou samurais como os protetores do Imperador e Imperatriz, porém eles estão bêbados. Da esquerda para a direita (perspectiva do espectador):

 Nakijōgo, o beberrão triste (泣き上戸)
Okorijōgo, o beberrão zangado (怒り上)
Waraijōgo, o beberrão feliz (笑い上戸)

Cada um deles segura um equipamento de jardinagem, geralmente um rastelo (熊手 kumade), uma pá para recolher o lixo (塵取り chiritori) e uma vassoura ( hōki).

Outras plataformas:

Nas duas últimas plataformas (quando se trata de um conjunto de sete), são dispostos os móveis e malas da noiva (a imperatriz) e também os meios de transporte utilizados para carregar todas estas coisas.

São eles: mesa contendo um conjunto usado nas cerimônias de chá (台子 daisu); caixas (挟箱 hasamibako); embaixo delas, um baú para estocar quimonos (長持 nagamochi); caixa de costura (針箱 haribako); penteadeira (鏡台 kyōdai); estante (箪笥 tansu); e, no centro, dois braseiros (火鉢 hibachi).

Sexta plataforma:

Estes são itens utilizados na residência palaciana.
tansu (箪笥): caixa de (geralmente cinco) gavetas, às vezes com  portas com revestimento externo.
Nagamochi (长持): um baú para estocar quimonos.
Hasamibako (挟箱): caixa de armazenamento de roupas menores, colocado em cima de nagamochi.
Kyodai (镜台):  um baú menor de gaveta com um espelho em cima.
Haribako (针箱): caixa de kit de costura.
dois Hibachi (火钵): braseiros.
Daisu (台子): um conjunto de ocha dogu (お茶道具) ou cha no dogu yu (茶の湯道具), utensílios para a cerimônia do chá.

Sétima Plataforma:

Estes são os itens usados ​​quando longe da residência palaciana.
Jubako (重箱), um conjunto de caixas de alimentos decorados com laca decorado com um cordão amarrado na vertical em torno das caixas e uma alça rígida para mantê-las unidas.
Gokago (御驾笼 ou 御驾篭), um palanquim.
Goshoguruma (御所车), um carro puxado a boi utilizado pela nobreza Heian. Esta última é conhecida como gisha ou gyuusha (牛车).
Menos comum, Hanaguruma (花车), um boi puxando um carrinho de flores.

Elementos do Hinadan


Um jogo completo tem cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros.
 A exposição das mesmas tem duração de no máximo duas semanas, e de acordo com a tradição, devem ser cuidadosamente guardadas e empacotadas.

 A foto abaixo foto tirada no Bazar da Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre em março de 2012 em comemoração a esta data.  Na nossa página do facebook você pode encontrar outras fotos tiradas nesse dia!

Para as meninas que curtem o nosso blog eu desejo um Feliz dia das meninas!  うれしいひなまつり!

Hina Matsuri ACJ 2012



Ja ne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário