Konnichiwa minna-san!
Hoje
dia 3 de março é comemorado no Japão o Hina Matsuri, o
Festival das Meninas. Neste dia as meninas montam seus altares, chamados de
"hinadan"com suas bonecas representando a corte imperial do período
Heian (794-1185). Cada elemento
do altar de bonecas tem um significado. É um festival para pedir que as meninas
tenham saúde e consigam um bom casamento quando crescerem. Estas plataformas variam em número, de três a sete, dependendo
apenas da situação financeira de seus donos (ou seja: quem tem mais grana,
compra mais bonecas representando um cortejo inteiro e coloca mais plataformas
para exibi-las). Como muitas famílias japonesas vivem em casas pequenas (ou
com orçamento apertado), hoje em dia são muito populares versões com apenas o
casal imperial, que dispensam as plataformas espaçosas.
Um
jogo completo pode custar até 3 mil dólares, por isso esses conjuntos costumam
ser passados de uma geração para outra como um bem de família. A menos que já
exista um conjunto dessas bonecas para ser passado de geração a geração, pais
ou avós têm de adquiri-las quando nasce uma filha na família, e o primeiro Hina
Matsuri dela é chamado de Hatsu zekku (初節句 ou 初節供), Primeiro Festival Sazonal.
Imagem de um hinadan completo.
No dia 03 de Março,
a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o
hishimochi (bolinho doce de arroz) e o sakê sem álcool. A comida tradicional é
chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a
anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.
As meninas recebem os amigos em casa neste dia
A maioria das
famílias monta esse conjunto em meados de fevereiro e o guarda imediatamente
após o encerramento do festival, porque existe uma superstição que diz que
aquelas que demoram muito para desmontar e guardar as bonecas enfrentarão
muitas dificuldades para conseguir casar suas filhas.
Flores de pêssego,
que simbolizam um casamento feliz, são elementos decorativos indispensáveis
neste festival. As flores incorporam todas as qualidades consideradas como
altamente desejáveis em uma mulher (pelo menos, na sociedade japonesa):
delicadeza, elegância e serenidade.
Nos sete
degraus do Hinadan estão dispostos de cima para baixo:
Primeira plataforma:
A
plataforma superior contém duas bonecas, conhecidas como bonecas imperiais (内里雏
dairi-bina). Estes são o Imperador (御内里 Odairi-sama) segurando um bastão e a Imperatriz (御雏
Ohime-sama ) segurando um leque de cipreste. A palavras dairi significa "palácio imperial", e hime significa "menina" ou
"princesa".
As
bonecas são normalmente colocados na frente de um biombo dourado(屏风) e
colocados ao lado de árvores verdes de um jardim japonês.
Ocasionalmente
pode haver também dois castiçais, chamados bonbori (雪洞), e as
lanternas de papel ou de seda que são conhecidos como hibukuro (火袋), que geralmente são decorados com flores de
cerejeiras ou ameixeiras.
Conjuntos
completos que incluem acessórios colocados entre as duas figuras, conhecidas
como Sanbo Kazari (三方饰), compostos de dois vasos de ramos de pêssego artificial chamados de kuchibana (口花).
O arranjo
tradicional tem o Imperador à direita, enquanto arranjos modernos tinha ele à
esquerda (do ponto de vista do espectador).
Segunda plataforma:
Na
plataforma imediatamente abaixo do casal imperial são colocadas três damas da
corte para servir-lhes saquê chamadas de san-nin kanjo (三人官女). Cada
uma segura um equipamento para servir sake. Olhando da esquerda para a direita,
podemos ver uma dama em pé, trazendo o que parece uma chaleira na mão direita
que é um porta-sake, o chōshi (銚子). Esta dama é chamada de Kuwae no chōshi (加えの銚子).
No
centro, há uma dama sentada, a Sanpou (三方), segurando uma mesinha com um espécie de pires em
cima. Este "pires" é o sakazuki (盃), um dos tipos de
recipientes utilizados para beber saquê.
Por
último, à direita, está a terceira das damas, a Nagae no choushi (長柄の銚子). Ela também está em pé e segura um copo de cabo
longo contendo saquê para servir ao casal imperial.
Em
alguns conjuntos de bonecas hina, o sakazuki e a mesinha sem pernas que essa
dama carrega são substituídos por um arranjo de flores de ameixa, bambu e
galhos de pinheiro, o Shōchikubai (松竹梅 lit. pinheiro, bambu, ameixa) em cima de uma
mesinha de quatro pernas. Este conjunto (arranjo mais mesinha) tem o nome de
shimadai (島台), e simboliza a ilha da juventude eterna. Neste
local mítico existe o elixir da vida (em alguns relatos, o elixir é substituído
por uma fruta especial) e, quem o beber (ou comer, no caso da fruta) terá vida
eterna.
Uma curiosidade: a
sanpou é a única mulher casada dentre as três damas da corte, fato evidenciado
por ser a portadora do shimadai, ornamento típico de casamentos e por ter as
sobrancelhas raspadas (pelo visto, somente as mulheres casadas de antigamente podiam
raspar as sobrancelhas).
Terceiro plataforma:
O
terceiro nível tem os cinco músicos da Orquestra Imperial chamados de Gonin Bayashi (五人囃子). Cada um tem um
instrumento musical, exceto o cantor, que segura um leque.
Da esquerda para a
direita, do ponto de vista do espectador, eles são:
Pequeno
tambor Taiko (太鼓), sentado,
Tambor
Grande Ōtsuzumi (大鼓), em pé,
Tambor
de mão Kotsuzumi (小鼓), em pé,
Flauta
Fue (笛), ou Flauta transversal Yokobue (横笛), sentado,
Cantor
Utaikata (謡い方), segurando um leque dobrado na mão direita (扇子), em pé.
Quarta plataforma:
Dois
ministros (Daijin) podem ser exibidas na quarta camada: o Ministro da Direita (右 Udaijin)
e do Ministro da Esquerda (左 Sadaijin). O Ministro do Direito é retratado como
uma pessoa jovem, enquanto o Ministro da esquerda é muito mais velho. Também,
porque os bonecos são colocados em posições em relação ao outro, o Ministro da
Direita será no visualizado à esquerda e o Ministro da Esquerda estará à
direita do espectador. Ambos são, por vezes, equipado com arcos e flechas.
O lado esquerdo era
considerado superior na antiga corte japonesa. Por isso, um homem mais velho e
supostamente mais sábio era frequentemente escolhido para ocupar este
importante cargo. Do mesmo modo, o boneco representando o sadaijin possui uma longa barba branca e é
mais velho do que o boneco do udaijin.
Entre
as duas figuras estão duas tigelas
kakebanzen (挂盘膳), também conhecido como O-zen (お膳),
bem como arquibancadas em forma de diamante hishidai (菱台). Logo
abaixo os ministros: no mais à direita, uma bergamoteira, Ukon no Tachibana (右近の橘), e na esquerda, uma árvore de flor de cerejeira Sakon no sakura (左近の桜).
Quinta plataforma:
O quinto nível,
entre as plantas, tem três ajudantes ou samurais como os protetores do
Imperador e Imperatriz, porém eles estão bêbados. Da esquerda para a direita
(perspectiva do espectador):
Nakijōgo, o beberrão triste (泣き上戸)
Okorijōgo,
o beberrão zangado (怒り上戸)
Waraijōgo,
o beberrão feliz (笑い上戸)
Cada um
deles segura um equipamento de jardinagem, geralmente um rastelo (熊手 kumade),
uma pá para recolher o lixo (塵取り chiritori) e uma vassoura (箒 hōki).
Outras plataformas:
Nas duas últimas
plataformas (quando se trata de um conjunto de sete), são dispostos os móveis e
malas da noiva (a imperatriz) e também os meios de transporte utilizados para
carregar todas estas coisas.
São
eles: mesa contendo um conjunto usado nas cerimônias de chá (台子 daisu);
caixas (挟箱 hasamibako); embaixo delas, um baú para estocar
quimonos (長持 nagamochi); caixa de costura (針箱
haribako); penteadeira (鏡台 kyōdai); estante (箪笥 tansu); e, no centro, dois
braseiros (火鉢 hibachi).
Sexta plataforma:
Estes são itens
utilizados na residência palaciana.
tansu
(箪笥): caixa de (geralmente cinco) gavetas, às vezes com portas com revestimento externo.
Nagamochi
(长持): um baú para estocar quimonos.
Hasamibako
(挟箱): caixa de armazenamento de roupas menores, colocado em cima de
nagamochi.
Kyodai
(镜台): um baú menor de gaveta com
um espelho em cima.
Haribako
(针箱): caixa de kit de costura.
dois Hibachi (火钵): braseiros.
Daisu
(台子): um conjunto de ocha dogu (お茶道具) ou cha no dogu yu (茶の湯道具),
utensílios para a cerimônia do chá.
Sétima Plataforma:
Estes são os itens
usados quando longe da residência palaciana.
Jubako
(重箱), um conjunto de caixas de alimentos decorados com laca decorado com
um cordão amarrado na vertical em torno das caixas e uma alça rígida para
mantê-las unidas.
Gokago
(御驾笼 ou 御驾篭), um palanquim.
Goshoguruma
(御所车), um carro puxado a boi utilizado pela nobreza Heian. Esta última é
conhecida como gisha ou gyuusha (牛车).
Menos
comum, Hanaguruma (花车), um boi puxando um carrinho de flores.
Elementos do Hinadan
Um jogo completo tem
cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma
cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros.
A exposição das mesmas tem duração de no
máximo duas semanas, e de acordo com a tradição, devem ser cuidadosamente
guardadas e empacotadas.
A foto abaixo foto tirada no Bazar da Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre em
março de 2012 em comemoração a esta data. Na nossa página do facebook você pode encontrar outras fotos tiradas nesse dia!
Para as meninas que curtem o nosso blog eu desejo um Feliz dia das meninas! うれしいひなまつり!
Hina Matsuri ACJ 2012
Ja ne!
Nenhum comentário:
Postar um comentário