segunda-feira, 2 de junho de 2014

Aki: Outono no Japão


Tanta coisa para fazer durante os meses de abril e maio e só quando esfriou um pouquinho  é que eu lembrei que estamos no outono! Sim outono, faltando um mês para o inverno! E apesar de no Japão agora ser primavera (sakuras, lembra?), ainda estamos no outono por aqui, e vasculhando a net eu encontrei algumas imagens maravilhosas do outono japonês e me deu uma baita vontade de falar um pouquinho sobre ele.
Como já foi falado antes, tudo no japão é relacionado com as estações do ano, e no outono o que faz sucesso por lá é o Momji ou Koyo (紅葉 ). Ah, e antes que eu me esqueça outono em japonês se escreve  Aki ( ) e Shuubun no Hi ( 秋分の日 ) é o Equinócio de outono. E o que os japoneses fazem no outono?
No outono assim como na primavera os japoneses passeiam pelos parques para fazer o  Momijigari (apreciação das folhas de outono). 


O  Momiji é a folha de bordo, a mesma que existe na bandeira do Canadá e que é usada para fazer a calda da famosa panqueca americana. Na primavera as sakuras florescem do sul para o norte , e no outono as folhas do momiji vão mudando de cor do norte para o sul. Da mesma forma que os sites de meteorologia mostram um mapa com a florada das sakuras na primavera, no outono os sites mostram um mapa com a mudança das cores do momij. Que vai do verde para o amarelo, laranja, vermelho e por último marrom. Em algumas províncas exstem até um festival para o momoji como o 紅葉祭 (Koyo Matsuri = Festival do Koyo) na província de Yamanashi, às margens do lago 河口湖 (Kawaguchi), um dos cinco lagos que rodeiam o Monte Fuji.


Nesta época do ano os japoneses costumam  passar alguns dias em ryokans e nas escolas japonesas é época de fazer as típicas excursões pelas montanhas.

Eu não sei se aqui em Porto Alegre temos algum momiji  mas se eu encontrar tiro algumas fotos para postar aqui ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário